Universidade São Judas e Itapevi firmam parceria para instalar faculdade mista

Na quinta-feira (13/08/2020), foi firmada em Itapevi parceria entre a Prefeitura e o Grupo Ânima de Educação para levar a Universidade São Judas para cidade. Com a parceria, denominada Sociedade de Economia Mista Educacional ‘Educa Itapevi S.A.’, a São Judas terá um polo educacional no município voltado para área da saúde. O primeiro curso será Gestão Hospitalar e na sequência será pleiteado o direito de instalar o curso de Medicina.

A PPP (Parceria Público-Privada) foi possível após a administração municipal realizar licitação vencida pelo grupo educacional. Pelos termos do convênio, a Prefeitura cederá imóvel, no Jardim Itaparica, paralelo ao Corredor Oeste, no limite com Jandira, onde a Universidade São Judas instalará a faculdade, cujo projeto ainda está em fase de elaboração.

O prefeito de Itapevi, Igor Soares, falou sobre a sociedade mista. “Este projeto é um dos mais importantes da história da cidade porque irá transformar vidas: passaremos a partir de agora por transformações econômicas e sociais devido o oferecimento de ensino superior de qualidade. Este projeto vai permitir que moradores de Itapevi se tornem médicos, por exemplo, e atuem em nossa cidade e Brasil afora, levando a cidade ao reconhecimento nacional por um projeto pioneiro. A população ganha ao não precisar sair da cidade para ter ensino superior e permanece vinculada ao município, gerando cadeia de valor na esfera produtiva”, avaliou.

“Além disso, a Prefeitura terá receita com esta sociedade, ou seja, terá participação nos lucros, valor que poderá ser investido em educação e saúde, por exemplo. E 5% das vagas do número total de estudantes serão para bolsa integral de estudos a alunos que moram em Itapevi há mais de cinco anos contados da data da efetivação da matrícula; desde que aprovados em igualdade de condições em vestibular ou outra forma de seleção prevista em norma federal; Os alunos dos cursos também poderão fazer residência médica na rede municipal de saúde de Itapevi, o que resultará em mais profissionais para atender a população”, completou o prefeito.

O secretário de Justiça de Itapevi, Thúlio Nassa, elogiou o modelo de parceria público-privado. “É um despertar da educação para promover igualdade social e uma melhor distribuição de oportunidades estudantis”, disse. Segundo Nassa, as universidades públicas no país, geralmente, têm as suas vagas preenchidas por estudantes cujas famílias tem condições financeiras de arcar pelo custeamento de mensalidades em redes privadas, em sua grande maioria.

O modelo proposto em Itapevi procura inverter essa lógica. Isso significa que a cidade pretende oferecer vagas em ensino superior para aquelas pessoas que têm menos condições de acesso público de qualidade em uma universidade, para que elas possam sonhar com a vaga por meio de um processo seletivo diferenciado e por meio do sistema de cotas, estudando até mesmo gratuitamente e recebendo conteúdo em nível de excelência.
“O poder público passa a ser sócio da Universidade, ou seja, poderemos obter lucro mediante as transações financeiras cobradas [mensalidades], revertendo estes valores aos cofres públicos e, posteriormente, gerando investimentos futuros no município”, explicou o secretário.

A iniciativa privada será responsável pelos investimentos nos cursos, pela infraestrutura acadêmica e instalações físicas, o prédio. Ela cobrará mensalidades dos estudantes que têm condições financeiras para arcar com os valores, bem como concederá aos cidadãos de Itapevi – que não têm condições de pagar – bolsas de estudo.

“Aqueles que poderão pagar, o erário municipal receberá estes valores a título de lucro e, portanto, poderá reinjetar estes valores na saúde, na educação e em vários outros setores, contrabalanceando, portanto, essa distorção que existe no ensino público universitário. Esta é uma forma de promovermos um melhor equilíbrio social e educacional”, reforçou Nassa.

O presidente do Grupo Ânima Educação, Marcelo Battistella Bueno, destacou o protagonismo da cidade. “Itapevi é um exemplo de visão pioneira e adota um modelo inédito de ensino superior. Por meio de uma licitação transparente e isenta vamos implementar educação de alto nível e de qualidade na cidade com foco em cursos na área da saúde e rumo à Universidade de Medicina em Itapevi. Faremos isso com honestidade e procurando sempre pela excelência”, declarou