Violência, Estado e Comunidade em debate na escola

O Colégio Equipe e o Instituto Equipe Cultura e Cidadania convidam para o debate “Violência, Estado e Comunidade” ao vivo, nesta quarta-feira, dia 12 de maio de 2021, às 20h, no youtube da escola: https://www.youtube.com/colegioequipe.

O foco da discussão é a forma como a violência se manifesta nas periferias dos grandes centros urbanos, a formação das milícias, suas relações com a gestão do espaço urbano, a polícia, a política e a ausência do Estado brasileiro.

O ponto de partida será o livro “A República das Milícias – Dos Esquadrões da Morte à Era Bolsonaro”, escrito pelo jornalista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP, Bruno Paes Manso. Nele Bruno relata o surgimento das milícias e a íntima relação entre essa estrutura paralela de poder e dominação com a política carioca, num rio caudaloso e agitado que deságua na eleição de Bolsonaro em 2018.

O debate terá ainda a presença de Cecília Olliveira, jornalista do The Intercept Brasil com pós-graduação em Criminalidade e Segurança Pública pela UFMG. Cecília foi consultora da Anistia Brasil e desenvolveu a plataforma de dados sobre violência armada, Fogo Cruzado.

O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, fará os comentários e Silvio Hotimsky, membro do Instituto Equipe, orientador de monografias e professor de curso temático do Equipe, fará a mediação.

A parte musical, sempre presente no início e encerramento dos encontros, ficará a cargo de Celso Viáfora, nas palavras dele, “cantor e compositor paulistano que, com o passar dos anos, enveredou-se por outras artes afins, como a literatura, os arranjos e o teatro. Para o bem da arte.”

O encontro é aberto ao público. Para acompanhar, basta acessar aqui.

O debate conta com o apoio e promoção da Universidade Zumbi dos Palmares, instituição junto a qual o Colégio Equipe firmou termo de cooperação recentemente.

Deixe uma resposta